Educação Ambiental na EBI dos Biscoitos

A Escola constitui um espaço de excelência para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos e ambientalmente mais conscientes.

2006/10/19

Cagarro salvo na escola

O cagarro, de nome científico Calonectris diomedea borealis, é uma ave marinha que vem a terra, entre Março e Outubro, para se reproduzir e nidificar. O Arquipélago dos Açores representa o sítio mais importante no mundo para a nidificação da espécie, registando-se neste Arquipélago a maior concentração mundial de cagarros.
No fim de Outubro, os cagarros jovens, que já atingiram um tamanho razoável e possuem plumagem de adultos, são abandonados, nos ninhos, pelos progenitores.
Instigados pela fome, aventuram-se ao primeiro voo, orientando-se pelas estrelas. No entanto, são atraídos pelas luzes das viaturas e das povoações, morrendo muitos por colisão ou atropelamento.



Felizmente, na nossa escola, o cagarro encontrado, hoje, encarcerado na zona de escoamento das águas da chuva, recebeu grandes cuidados.

Tudo começou quando o André Moniz do PROFIJ encontrou a ave. Chamou os seus companheiros David Minhoto e Fábio Silva e traçaram um plano de acção. O André Moniz e os seus colegas foram comunicar o achado ao executivo e o David foi à procura de ferramentas apropriadas para tirar a grade e libertar o cagarro.

O David diz: "Eu consegui tirar o cagarro. Não tive medo, segurei-o pelo pescoço, pus as mãos nas asas e pus a grade no buraco para o cagarro não ir p'ra lá outra vez."

"Depois o André trouxe a professora Isabel e ela pôs o cagarro dentro de um caixote."

Aqui vê-se a ave um pouco desorientada a ser retirada do caixote pelo vigilante da natureza, que se deslocou à escola quando tomou conhecimento da ocorrência.

Um final feliz para este juvenil e uma prestação de louvar dos nossos jovens do PROFIJ.

2006/10/18

Dia da Alimentação


Comemorou-se no dia 16 de Outubro o dia da alimentação, na Escola Básica Integrada dos Biscoitos. Um dia diferente, mas urgente, com propostas de actividades diversificadas para viver e não esquecer. Um projecto que envolveu toda a escola, desde o Raminho às Quatro Ribeiras, não esquecendo os Altares, em torno de uma preocupação comum – comer de forma saudável para uma vida de qualidade.


Crianças e jovens participaram alegremente nas actividades que ocorreram em diferentes espaços da Escola Básica Integrada.
Na biblioteca houve uma palestra orientada por uma nutricionista que falou dos benefícios de uma alimentação saudável. Alertou para os perigos de certos grupos de alimentos, tais como: as gorduras e os açucares… causadores de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade…




No bloco B, miúdos e graúdos ajudaram a construir a roda dos alimentos, com produtos reais, divididos por 7 sectores com dimensões diferentes, representando a porção diária a ter em conta na sua ingestão. A água destacava-se no meio da roda, por se encontrar na composição de todos os alimentos e pela sua importância na vida das pessoas.

No mesmo bloco, mas em outra sala estava patente uma exposição com diversos trabalhos realizados, na área de projecto pelos alunos do 7º e 8º anos sobre a alimentação e seus riscos. Desde cartazes a folhetos, passando por livros e suportes visuais informáticos, todos puderam comprovar os benefícios de uma alimentação saudável e dos perigos de uma alimentação desequilibrada.

Calcular o índice da massa corporal foi um dos espaços com bastante concorrência. Era vê-los a pesarem-se, a medirem-se, a esperarem ansiosos pelo resultado e a sorrirem quando lhes diziam que estavam conforme os padrões normais para a sua idade.

Mas as comemorações do dia da alimentação também se estenderam ao exterior da escola, no qual foram realizados percursos na natureza e caça a perguntas relacionadas com o evento.

Por fim, um almoço equilibrado na cantina da escola e a visita obrigatória à “Tasca Light”, organizada pelos alunos do 9º ano. A escolha era variada, entre sopas e sandes, a palavra de ordem era comer bem e de forma saudável.

2006/10/16

Da falésia às brumas da montanha


No passado dia 6 de Outubro, os alunos do 1º e 4º anos da escola do 1º ciclo do Raminho realizaram um percurso de interpretação ambiental, em intercâmbio com os alunos do 4º ano da escola do 1º ciclo dos Biscoitos, no parque das merendas da freguesia do Raminho.


O objectivo desta actividade era promover o conhecimento do meio natural e físico local, através da identificação da flora(infestantes e endémicas) e aspectos geológicos, bem como realizar um percurso na natureza, no âmbito da Expressão Físico-Motora.

A escola do Raminho tem vindo a organizar várias actividades no âmbito da Educação Ambiental, promovendo o meio natural local e sensibilizando os mais novos para a necessidade da sua preservação.