Educação Ambiental na EBI dos Biscoitos

A Escola constitui um espaço de excelência para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos e ambientalmente mais conscientes.

2006/03/15

Eco-Escolas

No Dia Mundial da Energia a EB1/JI dos Altares Apresentou Bandeira Verde

A 13 de Março, a EB1/JI dos Altares organizou uma cerimónia com a toda a comunidade educativa, entidades do governo regional e local, do conselho executivo da EBI dos Biscoitos, elementos de associações ambientais e outros convidados para apresentar a Bandeira Verde que alcançou como galhardão do Programa Eco-Escolas, no ano lectivo 2004/2005.

O professor José Almeida, Coordenador do Programa Eco-Escolas, considerou que este dia destacou-se pelo " hastear da bandeira como acto simbólico do sucesso do projecto levado a cabo referente à implementação do Programa Eco-Escolas na EB1/JI dos altares, no ano anterior. No seu seguimento, mencione-se o jogo desenvolvido sobre a identificação das espécies da flora existentes no pátio da escola, no sentido que foi a actividade mais dinâmica, envolvendo os alunos e a interacção destes com as várias pessoas presentes.”


Outros dos aspectos realçados por José Aurélio Almeida foram “a apresentação a todos os presentes, comunidade local e convidados, das acções e aspectos mais relevantes da implementação do Programa Eco-Escolas no ano anterior e uma adesão significativa dos encarregados de educação e dos pais, o que demonstra, quer vontade de conhecer melhor e de valorização do trabalho desenvolvido nesta área pela escola. Também a presença de representantes dos órgãos do governo, nomeadamente da Secretaria de Educação e Ciência e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, do próprio Inspector Regional de Educação, de representantes das autarquias, quer a nível municipal, quer a nível de freguesia, significam muito em termos de reconhecimento e incentivo em relação à pertinência de actuação em contexto escolar na vertente da Educação Ambiental.”



Acerca dos propósitos para o futuro, o mesmo Coordenador avançou que “qualquer dos anseios da escola passa por cumprir o fundamental do Programa Eco-Escolas que, basicamente, se norteia pelas temáticas da água, dos resíduos, da energia e dos transportes e, no nosso caso, também da opcional área dos espaços exteriores.” A materialização destes assuntos passará por “no domínio da água, continuar a explorar a rede hidrológica dos Altares, em termos de resíduos limar ao pormenor os hábitos de separação e investir fortemente na sensibilização e práticas de redução, fulcralmente ligadas aos hábitos de consumo.”


relativamente à energia referiu que se“pretende uma melhor percepção e informação sobre os recursos energéticos e tecnologias alternativas de produção. No âmbito dos transportes considera-se prioritário a redescoberta dos meios tradicionais, tomando consciência e fazendo transportar determinados princípios dessa herança para a actualidade, nomeadamente na rentabilização por partilha dos meios de locomoção. Por fim, quanto aos espaços exteriores, e conquistada que está a identificação das espécies de flora mais relevantes presentes na área imediata envolvente do edifício escolar, há que aprofundar o conhecimento sobre estas e investir na introdução de espécies endémicas, devidamente enquadradas no contexto ecológico local. Há também que melhorar a nível dos equipamentos de lazer e de recipientes usados para a deposição de lixo.”


Foi feita ainda a referência que “de forma transversal a tudo isto, deseja-se o incremento da utilização de meios tecnológicos, também como base e ferramenta para o desenvolvimento de intercâmbios e parcerias, inclusivamente a nível internacional. Esta estratégia de exteriorização passa pela continuação da utilização de recursos, como sejam a comunicação social local e regional e sítios cibernáuticos como blogs e páginas web. Para além destes, assume-se como potencialidade a não perder, a já registada entrada na rede Linking (projecto próprio da Coordenação Internacional do Programa Eco-Escolas) e que pode proporcionar o surgir de contactos com estabelecimentos de ensino, também estes Eco-Escolas, situados em diferentes países europeus e não só.”

Num exercício de avaliação do Dia da Bandeira Verde, como Coordenador do Programa Eco-Escolas, o professor José Aurélio Almeida sublinha que “quer o simbolismo de que esteve carregado este dia, quer os contactos estabelecidos por via da presença de muitas e relevantes pessoas no nosso estabelecimento de ensino, transmitem aos alunos o sentido real da importância e da responsabilidade que a sua acção acarreta. Esta realidade é tão mais pertinente quanto significativas foram e são as experiências construídas e vivenciadas ao longo da caminhada que nos trouxe até ao galardão hoje apresentado. É com momentos e marcos como estes que se constroem personalidades fortes e imbuídas de espírito e práticas de cidadania.”


Adianta ainda que “também para a própria comunidade local a solenidade da ocasião decerto conduzirá a reflectir quer sobre o que se desenvolve na escola, quer sobre o que diz directamente respeito a cada um, nas suas funções de pais, dinamizadores comunitários ou apenas de concidadãos” e foi frisado “o papel, muitas vezes voluntário, de várias personalidades e entidades que consubstanciam, na génese ou na aplicação, muitas das iniciativas incrementadas, tanto por contributo teórico e enquadrador, como por participação material e investimento financeiro”.


Numa referência ao corpo profissional da escola, o mesmo docente alude que “esta também é uma marca forte no processo de ponderação, maturação e envolvimento no desempenho das suas missões educativas”. Termina afirmando que, “a título pessoal e por acreditar firmemente no que acima está exposto, a sensação é de grande satisfação por de alguma forma ter contribuído para estas dinâmicas e sentir o real entusiasmo e vontade de todos em as fazer continuar, se possível ainda com mais intensidade."

Certificado da Associação Bandeira Azul

Muitos parabéns pelo óptimo trabalho efectuado e pela dedicação e esforço no desenvolvimento de um programa que potencia, fortemente, a Educação Ambiental na escola.

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