Educação Ambiental na EBI dos Biscoitos

A Escola constitui um espaço de excelência para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos e ambientalmente mais conscientes.

2006/01/26

POLUIÇÃO


ÁREA DE PROJECTO – 6º ANO – B

O QUE DESTRÓI O NOSSO AMBIENTE
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA


Fumo das Fábricas



Buraco na Camada de Ozono




Chuvas Ácidas



Este projecto é parte de um outro mais vasto que procura perceber o nosso planeta como paisagem natural e cultural. De facto, a percepção da natureza e a sua interpretação dependem da visão do mundo que cada um transporta.

Ao observarmos a realidade do nosso planeta, hoje, não podemos ficar indiferentes ao que o destrói e, por isso, resolvemos investigar os vários tipos de poluição bem como algumas soluções que podem diminuir os riscos que o progresso tecnológico e industrial encerra.


POLUIÇÃO AQUÁTICA

Marés Negras

Lixo nas Ribeiras e no Mar
Esgotos Não Tratados
Eutrofização

Na área curricular não disciplinar de Área de Projecto iniciámos o nosso trabalho com pesquisas na biblioteca e Internet ficando cada grupo com um aspecto do tema. Seguiu-se a selecção da informação relevante e, finalmente, o desenho por cada um dos elementos da turma do aspecto estudado. Um dos alunos criou a personagem que se repete com variações em todos os desenhos e foram elaborados cartazes e panfletos.
POLUIÇÃO SONORA
Bares e Discotecas em Povoações

Ruído do Trânsito
Obras e Ruído na Vizinhança
Ruído nos Aeroportos

O projecto foi apresentado na biblioteca da escola a todos os alunos do 6º ano.

Na próxima etapa vamos concentrar-nos no tema:”O céu como paisagem cultural” onde vamos investigar tipos de nuvens, planetas e estrelas, recolher crenças e lendas e procurar entender a dimensão poética que o envolve. Como produto final cada aluno irá desenhar o céu do seu imaginário.


SOLUÇÕES CONTRA A POLUIÇÃO


Limpeza das Matas e Ribeiras



Recolher, Reciclar, Reutilizar



ETAR - Tratamento de Esgotos

Produtos Amigos do Ambiente

7 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home