Projecto: Aquário de Água Salgada
A HISTÓRIA...
O projecto “Aquário de Água Salgada” nasceu no 5ºC, no ano lectivo 2004/2005, na disciplina de Ciências da Natureza, leccionada pela professora Fernanda Izália, por altura em que se aprendia as especificidades do mundo aquático. O tema despertou nos alunos grande interesse, tendo alguns deles levado para a sala girinos em vários estádios de desenvolvimento e rãs. O entusiasmo foi tal, que um aluno sugeriu a criação de um aquário de água salgada na escola, para observar e estudar a flora e fauna do meio ambiente marinho.
A sugestão foi discutida em Conselho de Turma e aprovada pelos restantes professores, que auxiliaram os alunos a construírem o seu projecto curricular de turma, com base nesta ideia, estabelecendo, logo ali, possíveis protocolos, entre os quais se destaca a Gê-Questa[1], cujo o seu presidente Vítor Medina, também professor da turma, prontificou-se a cooperar em todo o processo de planificação e de implementação do referido projecto.
No final do ano lectivo, a turma realiza uma visita de estudo à Gê-Questa com o objectivo de conhecer melhor as suas actividades e âmbitos de acção, bem como de aprender a efectuar recolhas de seres vivos na costa e aprender a cuidar deles em ambientes artificiais – os aquários.
Em paralelo, a turma realiza todo um trabalho de pesquisa e estudo sobre as características da flora e fauna marinha, seu habitat, comportamento, hábitos alimentares… e, os vários tipos de poluição, responsáveis pelas doenças e extinção de diversas espécies, bem como pela conspurcação dos seus habitats.
O resultado foi reiniciar o processo, realizando uma 2ª recolha.
O 6ºC
O projecto “Aquário de Água Salgada” nasceu no 5ºC, no ano lectivo 2004/2005, na disciplina de Ciências da Natureza, leccionada pela professora Fernanda Izália, por altura em que se aprendia as especificidades do mundo aquático. O tema despertou nos alunos grande interesse, tendo alguns deles levado para a sala girinos em vários estádios de desenvolvimento e rãs. O entusiasmo foi tal, que um aluno sugeriu a criação de um aquário de água salgada na escola, para observar e estudar a flora e fauna do meio ambiente marinho.
A sugestão foi discutida em Conselho de Turma e aprovada pelos restantes professores, que auxiliaram os alunos a construírem o seu projecto curricular de turma, com base nesta ideia, estabelecendo, logo ali, possíveis protocolos, entre os quais se destaca a Gê-Questa
No final do ano lectivo, a turma realiza uma visita de estudo à Gê-Questa com o objectivo de conhecer melhor as suas actividades e âmbitos de acção, bem como de aprender a efectuar recolhas de seres vivos na costa e aprender a cuidar deles em ambientes artificiais – os aquários.
Visita à Gê-Questa no Forte de São Mateus
A Gê-Questa, mediante compromisso com o director da turma, prof. Paulo Ribeiro, docentes e alunos, responsabiliza-se em fornecer o aquário e apoio técnico na recolha de espécimes marinhas e manutenção.
No início do ano lectivo 2005/2006, a turma, agora o 6ºC, procede à 1º recolha de água salgada na costa dos Biscoitos e de seres marinhos (ouriços do mar, lesmas, algas, pequenos peixes…), dando início à montagem do aquário.
No início do ano lectivo 2005/2006, a turma, agora o 6ºC, procede à 1º recolha de água salgada na costa dos Biscoitos e de seres marinhos (ouriços do mar, lesmas, algas, pequenos peixes…), dando início à montagem do aquário.
1ª recolha de seres marinhos na Calheta dos Biscoitos
Em paralelo, a turma realiza todo um trabalho de pesquisa e estudo sobre as características da flora e fauna marinha, seu habitat, comportamento, hábitos alimentares… e, os vários tipos de poluição, responsáveis pelas doenças e extinção de diversas espécies, bem como pela conspurcação dos seus habitats.
Em Outubro, o director da turma, o prof. Paulo Ribeiro organiza uma palestra na Básica Integrada dos Biscoitos, em parceria com a Universidade dos Açores, representada pelo Prof. Dr. Félix Rodrigues e Prof. Dr. Pedro González, na qual, os alunos apresentam um trabalho sobre os diversos tipos de poluição e o Dr. Félix complementa-o com uma comunicação, referindo a sua abrangência e perigosidade. De forma criativa alude à inconsciência humana no despejo indiscriminado de lixo nas zonas costeiras, referindo os impactos que tais atitudes provocam no ambiente marinho.
Comunicação do 6ºC, acompanhada pelo prof. Paulo Ribeiro
O olhar atento da Universidade
Intervenção do Dr. Félix
Visita ao aquário
Mas o imprevisto aconteceu... devido a uma falha de electricidade, o aquário fica várias horas sem energia, provocando a morte das espécimes, tendo os alunos presenciado ao colapso de um ecossistema artificial e constatado a sua vulnerabilidade.
O resultado foi reiniciar o processo, realizando uma 2ª recolha.
Um projecto cheio de aventuras... a aventura da vida!
[1] Associação de Defesa do Ambiente dos Açores criada em 1994 e sedeada no Forte Grande de São Mateus, Ilha Terceira
27 Comentários:
At domingo, janeiro 22, 2006 1:36:00 da tarde, Fátima Silva said…
A Educação Ambiental faz-se através do entusiasmo, dedicação e envolvimento de todos. Aqui está um bom exemplo. Parabéns a todos quantos tornaram possível a sua concretização.
At segunda-feira, janeiro 23, 2006 4:27:00 da tarde, Desambientado said…
Que entusiasmo!!
É uma Escola organizada, direitinha, metódica, inovadora e motivadora.
Parbéns pela garra.
At segunda-feira, janeiro 23, 2006 11:07:00 da tarde, Anónimo said…
parabens,
estas iniciativas revelam um olhar atento assim como acções directas sobre a Educação Ambiental. Esta geração não deve parar.Mantenham-se em movimento.
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 3:36:00 da tarde, Anónimo said…
Olá Pessoal daqui fala alguém que AMA o mar e tudo o que estiver relacionado com ele.
Força nesse projecto. Estamos com o 6ºC
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 11:56:00 da tarde, Fátima Silva said…
Desambientado,
Vive-se em grande entusiasmos e as ideias já fervilham...
At quarta-feira, janeiro 25, 2006 11:59:00 da tarde, Fátima Silva said…
Bruma.
Obrigada pela sua participação.
A escola sempre esteve preocupada com as questões ambientais, pelo que a Educação Ambiental está apenas a formalizar-se
At segunda-feira, janeiro 30, 2006 10:22:00 da manhã, Anónimo said…
Está muito "fixe" e vamos continuar com este projecto.
Obrigado a todos os que nos apoiam.
At segunda-feira, janeiro 30, 2006 10:27:00 da manhã, Anónimo said…
Estamos a gostar muito deste projecto. Temos aprendido imenso.
At segunda-feira, janeiro 30, 2006 5:51:00 da tarde, Fátima Silva said…
Até que enfim, mais dinâmica neste blog. Muito bem meninos do 6ºC, assim é que se fala. Força para vocês fazerem muitos projectos e contagiarem os restantes meninos da escola.
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:24:00 da manhã, Anónimo said…
Hello World...
Cá estamos nós a mexer com esta escola e com o ambiente.
Quando as turmas puxam por nós...nós puxamos por eles e assim nasce uma relação de amizade que leva ao crescimento de todas as aprendizagens.
Vamos lá cambada...todos a procurar sobre as questões do ambiente.
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:28:00 da manhã, Anónimo said…
Eu adoro o nosso projecto do mar
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:31:00 da manhã, Anónimo said…
Estamos a adorar o nosso projecto e vamos continuar.
O prof. da Universidade vai-nos ajudar a continuar com este projecto, mas com problemas novos.
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:35:00 da manhã, Anónimo said…
Eu gostei do nosso projecto de turma o mar.
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:39:00 da manhã, Anónimo said…
Eu gostei muito deste projecto porque nós iamos para o mar
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:41:00 da manhã, Anónimo said…
Obrigado por nos ajudar neste projecto.
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:46:00 da manhã, Anónimo said…
Eu gosto muito deste projecto. No principio houve alguns problemas mas ficou tudo resolvido, reconstruimos e ficou tudo bem, agradecemos a vossa colaboração.
Tank you
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:50:00 da manhã, Anónimo said…
Professor Vítor.
Help precisamos da sua ajuda para ir a Calheta.
: )
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:52:00 da manhã, Anónimo said…
Eu gostei muito do trabalho porque fomos á Gê-Questa e aprendemos muitas coisas.
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 11:58:00 da manhã, Anónimo said…
Eu gosto muito do nosso projecto corricular de turma.
por isso nós gostavamos que o professor Vitor fosse com a nossa turma á calheta porque queremos mais peixes para o nosso aquario...
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 12:01:00 da tarde, Anónimo said…
Espero que tenham gostado da nossa iniciativa como nós.
Ficamos á espera da vossa visita ao aquário.
:) Obrigado por tuda a vossa ajuda. ;)
At quinta-feira, fevereiro 02, 2006 12:07:00 da tarde, Anónimo said…
Adorei a palestra que o Professor da Universidade nos deu.;)
At sexta-feira, fevereiro 17, 2006 2:31:00 da manhã, Anónimo said…
Cá estão professores que podem fazer a diferença!
Alunos do 6B os vossos desenhos são fantásticos!
O 6ºC não páre com a ideia do aquário!
Força! Juntos temos o mundo na mão!
At sexta-feira, fevereiro 17, 2006 2:34:00 da manhã, Anónimo said…
De pequenino é que se torce o menino! A iniciativa sobre o uso de peles é muito interessante!
At segunda-feira, fevereiro 05, 2007 11:30:00 da tarde, Anónimo said…
vocês sâo o Máximo!!!
At terça-feira, fevereiro 06, 2007 4:32:00 da tarde, Anónimo said…
Já temos novo Aquário os responsáveis desta vez são a Turma do P.E.R.E. Parabens e Força Cambada!
At terça-feira, fevereiro 06, 2007 10:23:00 da tarde, Anónimo said…
Têm muito que fazer. A Escola, a vossa freguesia, enfim; toda a Ilha necessitam do vosso entusiasmo, dedicação e garra. FORÇA
At quarta-feira, fevereiro 21, 2007 8:51:00 da manhã, Anónimo said…
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