Educação Ambiental na EBI dos Biscoitos

A Escola constitui um espaço de excelência para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos e ambientalmente mais conscientes.

2006/07/24

Programa Sócrates

Intercâmbio nos Açores do projecto
“Combater os Gases que Aumentam o efeito de estufa”

Entre os dias 28 de Abril e 5 de Maio de 2006, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos recebeu professores e alunos das escolas parceiras no projecto “Combater os Gases que Aumentam o Efeito de Estufa”.

Mediante os recursos e os apoios concedidos, foi elaborado um itinerário do intercâmbio laboral e cultural. Na vertente laboral, foram realizadas reuniões para o balanço do trabalho efectuado ao longo deste ano lectivo e para definir as actividades do próximo, caso seja dada continuidade ao projecto. Estas reuniões tiveram lugar na escola e na Residencial Monte Brasil.


Os dois alunos franceses participaram em algumas aulas do 9º ano, nomeadamente Arte e Decoração, Língua Portuguesa e Geografia, bem como em algumas actividades recreativas.


Na parte cultural, foi feita uma visita guiada pelas ruas de Angra, realçando os seus aspectos históricos, bem como as ruas da cidade da Praia da Vitória, onde tiveram a oportunidade de assistir ao concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Centro Cultural do Ramo Grande. As Furnas d’água, o Algar do Carvão e as Furnas do Enxofre foram outros locais visitados, mas desta vez com um carácter ambiental.


Os professores e alunos visitantes puderam conhecer algumas características e projectos da Escola dos Biscoitos, através de uma apresentação em power point feita por dois alunos do 9º ano, Laura Borges e Daniel Melo. Também realizou-se uma visita guiada pelas instalações da escola.

2006/07/11

O Novo Conselho Executivo

A Escola Básica Integrada dos Biscoitos possui novo conselho executivo para o triénio 2006/2009, composto por Luis Miranda (Presidente), Guida Ponceano e Isabel Oliveira, tendo tomado posse no dia 29 de Maio.
Esta equipa pretende exercer uma gestão aberta à comunidade educativa, com honestidade e transparência nas tomadas de decisão; coragem e determinação na defesa dos interesses da Escola; frontalidade na comunicação; solidariedade e colaboração com todos... oferecendo experiência e maturidade, bem como humildade nas tomadas de decisão. Está ciente das responsabilidades do seu cargo e assume o compromisso de o gerir com respeito, justiça, imparcialidade, confiança, optimismo e vontade, revitalizando o potencial da escola, mediante os desafios que enfrenta face à sociedade moderna.
O seu lema assenta em: "Cumprir o Presente e Trabalhar o Futuro"
Em conversa junto do seu presidente, Luis Miranda, pode-se perceber quais as preocupações do conselho executivo pelas temáticas ambientais, quando diz:
"O ambiente tem uma tradição que começou no 1º Ciclo através do professor José Aurélio, foi interrompida durante um certo tempo, mas já foi retomada e, de certo modo, alargada ao 2º e 3º ciclos através de algum trabalho nesse sentido. Temos consciência de que o ambiente não é algo de novo, e já não é visto como uma preocupação especial: as pessoas, hoje, têm, naturalmente, preocupações ambientais. As novas gerações, então, têm essas questões profundamente adquiridas."
Confrontado com a questão sobre a política desenvolvida pela escola no âmbito do ambiente, salienta:
"Todo o trabalho feito até aqui foi bom. Bem feito! O que nós pretendemos fazer é criar condições para que esse trabalho prossiga e se desenvolva ainda mais."
Interrogado acerca da receptividade da escola no desenvolvimento de projectos de cariz ambiental refere:
"No 1º Ciclo houve e há projectos que contemplam o ambiente. No 2º e 3º Ciclos pretendemos estimular mais os departamentos de forma a elaborarem e/ou desenvolverem projectos de várias naturezas, para que a Educação Ambiental se aproxime mais de uma disciplina curricular, aliás como aponta a agenda escolar21. Esta "agenda" é um bom instrumento de trabalho que pode servir como modelo propulsor da Educação Ambiental, embora tenha de ser, evidentemente, adaptada a cada contexto."
Por fim, foi-lhe pedida uma opinião acerca deste blog, ao que prontamente responde:
"O blog, tal como O biscoitinho deve ser gerido e administrado pelos docentes, ou eventualmente pessoal não docente, da nossa escola, para que se sintam parte activa e envolvidas nela. Cabe a nós, conselho executivo, o apoio em todos os domínios da nossa competência e uma distribuição do serviço adequada e consequente, de forma a que esses cargos sejam ocupados por pessoas que tenham perfil... espírito de iniciativa, competência... etc. Penso que isto demonstra bem o nosso respeito e atenção para com esses projectos importantes para a nossa comunidade."
Resta, pois, agradecer ao conselho executivo, na pessoa do seu presidente, Luis Miranda, por ter acedido colaborar amavelmente na organização deste post, bem como felicitar a energia positiva que transparece da sua política na gestão dos destinos desta Básica Integrada.