Educação Ambiental na EBI dos Biscoitos

A Escola constitui um espaço de excelência para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos e ambientalmente mais conscientes.

2006/04/20


Jogos Desportivos Escolares 2006

A décima sétima edição dos Jogos Desportivos Escolares, Fase Zonal D do 3º Ciclo, realiza-se de 31 de Março a 2 de Abril de 2006 na Básica Integrada dos Biscoitos. Este ano, o tema cabeça de cartaz do referido evento é “Planeta Sustentável”.


Voleibol - modalidade em destaque

Pela primeira vez nas dezassete edições dos JDE

as quatro equipas compartiram o primeiro lugar


À conversa com Victor Alves, um dos organizadores desta iniciativa que envolve 4 escolas dos Açores (ES da Ribeira Grande; EBI/S da Graciosa; EBI dos Biscoitos e EBI de Mouzinho da silveira do Corvo), este explicou a razão da escolha do tema e suas implicações.
"Os Jogos Desportivos Escolares têm em cada edição um tema específico. Com esta escolha a organização pretende complementar a parte competitiva, um alerta dirigido à comunidade educativa. Os temas escolhidos debruçam-se sobre alguns dos problemas mais prementes da sociedade actual.
“O Ambiente” foi o tema sugerido pela Direcção Regional de Educação Física e Desporto, que promoveu um concurso pelas escolas para o melhor logótipo e frase-chave. A Escola Secundária da Ribeira Grande foi a vencedora com a frase “Planeta Sustentável" e respectivo logótipo."




Durante a entrevista Victor Alves referiu ainda que "em cada uma das fases dos Jogos Desportivos Escolares é sugerido aos diferentes Conselhos Executivos e Serviços de Desporto da ilha a organização de actividades relacionadas com o tema, segundo o seu contexto e recursos disponíveis, com intuito de enriquecer o painel desportivo, cultural e pedagógico do referido acontecimento."



Foi neste âmbito que a EBI dos Biscoitos, após contactar os Serviços de Promoção Ambiental da ilha para organizarem uma actividade de cariz ambiental, apoiou a iniciativa destes em montar uma exposição sobre as “Áreas Protegidas dos Açores”, que visam enriquecer os visitantes e alunos da escola, já que ficará montada até ao dia 7 de Abril.

Corrida da Primavera



A Corrida da Primavera, este ano, foi no dia 27 de Março. Este ligeiro atraso ficou a dever-se ao mau tempo que fustigou as ilhas na semana anterior, altura em que estava prevista a realização do referido evento.
Com a participação de todos os escalões etários, desde o Jardim de Infância ao 3º Ciclo, foi agradável ver estas crianças e jovens correr pelas ruas e travessas dos Biscoitos, com as faces rosadas pelo esforço, para comemorar a chegada da Primavera.

Em conversa com o professor José Aurélio Almeida, soube-se que este projecto, da responsabilidade da EBI, teve início em 2001, "a partir de uma iniciativa do corpo docente da anterior escola EB/JI dos Biscoitos, escola do Centro, situada na Rua da Igreja e da Coordenadora de Educação Física do 1º Ciclo de então. Neste ano, apenas estiveram envolvidos os alunos dos jardins de Infância e 1º Ciclo dos dois estabelecimentos de ensino dos Biscoitos".

Ao longo das edições foram sendo envolvidos os alunos de outras escolas do 1º Ciclo e também dos 2º e 3º ciclos respectivamente.

O objectivo desta iniciativa, segundo José Aurélio Almeida é "a valorização da Educação Física e promoção de experiências de participação de provas desportivas e simultaneamente comemorar o desabrochar da Primavera".

Classificações por escalões

1ºescalão (Pré-Escolar)

1º Dânia Furk – EB1/JI do Raminho
2º Andreia Sousa – EB1/JI Altares
3º Débora Gil – EB1/JI dos Altares

1º Gonçalo Silva – EB1/JI das Quatro Ribeiras
2º João Gonçalves – EB1/JI dos Altares
3º César Carvalho – EB1,2,3/JI dos Biscoitos

2º Escalão (6-7 anos)

1º Filipa – EB1/JI das Quatro Ribeiras
2º Cristina – EB1/JI do Raminho
3º Marlene – EB1/JI das Quatro Ribeiras


1º Gonçalo Teixeira – EB1/JI Altares
2º Duarte Melo – EB1,2,3/JI dos Biscoitos
3º Pedro Pereira – EB1,2,3/JI dos Biscoitos

3º Escalão (8-9 anos)

1º Mónica Matias – EB1/JI Altares
2º Miriam – EB1,2,3/JI dos Biscoitos
3º Renata Ribeiro – EB1/JI Altares
1º André Campos – EB1,2,3/JI dos Biscoitos
2º Ruben – EB1,2,3/JI dos Biscoitos
3º Victor Enes – EB1/JI Altares
4º Escalão (10-11 anos)
1ºClaúdia Campos – 6ºB
2º Vânia Pereira – 5ºC
3º Soraia Duarte – 5C

1º Marcelo Lopes – 6ºC
2º Paulo Costa – 6ºA
3º Fernando – 5ºA

5º Escalão (12-14 anos)
1º Fátima Rodrigues – 7ºB
2º Carla Rodrigues – 7ºB
3º Sónia – 5ºA

1º Pedro Almeida – 9ºA
2º Nelson Gomes – 5ºA
3º Mário Rico – 6ºA

6º Escalão (12-14 anos)
1º Margaret – Profij2 D
2º Ludovina – Profij1 A
3º Sandra – Profij1 A

1º Sérgio Aguiar – 9ºA
2º Fábio Santos – 7ºA
3º Humberto Vieira – 5ºA
.........................................................................................................

O professor José Aurélio Almeida, referindo-se ainda à génese deste evento, mencionou que "em várias destas edições da corrida da Primavera existiu junção de objectivos com o Programa Eco-Escolas, registando-se, numa delas, o desenvolvimento de um riquíssimo programa que contou com a apresentação de cada turma participante, de um número artístico relacionado com a temática ambiental e de uma projecção em ecrã gigante de um filme de animação sobre a árvore e a floresta".

Registe-se, pois, que a comunidade educativa desta unidade orgânica fica de parabéns pela forma como organizou e realizou, este ano, a 5ª edição da corrida da Primavera. Acontecimento que veio contribuir de forma singular para a alegria e o são convívio entre os diversos estabelecimentos de ensino.



2006/04/04

22 Março "O Dia Mundial da Água"

A turma 2D do Profij, do curso Apoio Familiar e à Comunidade, tem desenvolvido diversas iniciativas no âmbito do Projecto "Combater os Gases que Aumentam o Efeito de Estufa", inserido no Programa Sócrates.

Desta vez efectuaram um trabalho intitulado: "O Planeta Água" que foi apresentado ao 1º Ciclo, no Dia Mundial da Água, tendo sido utilizado para o efeito uma projecção em Power Point que encantou a pequenada.

Muito atentos, os meninos das diversas salas, não retiraram os olhos das imagens e concentraram-se nas explicações das alunas do Profij, que os souberam cativar.


E porque é preciso poupar água, nunca é demais referir os aspectos relacionados com o seu consumo, nomeadamente os hábitos diários de higiene pessoal, por exemplo:

encher a banheira de banho de água é um desperdício, mas...

tomar banho de chuveiro pode ser um desperdício ainda maior... é preciso não esquecer de o fechar entre os enxaguamentos.
Cuidado com os banhos prolongados!

Lavar os dentes é um acto simples e rotineiro... mas, enquanto esfrega os dentes, porque deixa a torneira aberta?

Seja consciente e encha um copo com água para os lavar. Vai ver que é mais do que o suficiente!

Poupe hoje para ter amanhã! Depois não se queixe!

Para conhecer melhor este trabalho, consulte os painéis, que estas alunas prepararam para vós, na Biblioteca e placard do ambiente à entrada da Biblioteca.